Vencimento elevado ou não?

Quantas vezes já ouvimos "O que ele ganha é um exagero!" ou "Estás muito mal pago!", mas interessa perceber o que está na base destas afirmações. Senso comum? Comparação directa com quem faz o mesmo trabalho? A meu ver, excepto em funções mais rudimentares, a comparação não serve como critério.
Por muito similar que seja o trabalho executado, cada pessoa terá um cunho pessoal que coloca na sua actividade, o que faz com que o produto final seja diferente, mesmo que no limite o seja apenas aos "olhos" do cliente final.

Ora, no meu entender, existe uma forma de perceber se alguém está a receber mais do deve, ou menos do que merece, bastando perceber qual o retorno para a entidade patronal da actividade de cada um. Pode uma pessoa que ganhe 500€ ser mais cara para empresa do que uma que ganhe 30.000€, se quem ganha 500 der de retorno à empresa (faça a empresa ganhar) 400, todos os meses a entidade patronal está a perder dinheiro com ele.
Se por outro lado, alguém ganha 30.000, mas conseguir para a empresa um retorno superior, trata-se um funcionário barato. Claro que todos são necessários, servindo-me de uma analogia com o futebol, de nada serve uma equipa só de avançados, nem que sejam os melhores do mundo, precisar-se-à sempre de outros jogadores.

Assim todos podemos validar e avaliar o nosso desempenho e perceber se somos um funcionário caro ou barato, se temos argumentos reais para pedir um aumento ou se devemos fazer mais para justificar o que levamos para casa no final do mês.

Saudações Gloriosas.

Comments

Popular Posts